top of page
CONHEÇA OS PROJETOS DA CIA RABO DE CUTIA
Arvore de contos.jpg

Cabelos Afros que
contam Histórias 

O espetáculo narra a jornada de uma menina africana cujo cabelo black power é do tamanho de sua imaginação e guarda os segredos e a força do povo negro. A trama segue a dor do sequestro e a travessia em um navio negreiro, um período em que o sofrimento apaga a imaginação e, com ela, o volume de seus cabelos. No Brasil, já como escravizada, Iaiá redescobre sua força através da fé nos Orixás, das tranças como mapa da liberdade e da resistência do povo negro. Seus cabelos voltam a crescer, simbolizando a restauração de sua imaginação e de sua identidade.

Esse projeto estreou em 2025 para a 17a. Viagem Literária e foi
apresentado em Cananéia, Itanhaém, Cotia e São Paulo e foi abertura do Festival de Teatro de Pontal do PR (FLIPON)/ PR.

Cabelos Afros que contam Histórias
Resgatando o Fio as Velhas Historis

Mais de 1600 pessoas assistiram o Projeto desde 2021 em 12 Bibliotecas, Casas de Cultura  e Festivais Literários em São Paulo, Jundiaí, Mogi das Cruzes. Potirendaba, Borborema , Jundiaí, FASP - Festival América do Sul Pantanal e FECONTHI - Festival de Contadores de Histórias de Balneário Camboriú - SC.

Histórias Afroindígenas que o vento guardou  
  (CONTOS DE POVO ORIGINÁRIOS)

Dois andarilhos chegam de longa viagem pelo Brasil e encontram muita gente junto ao casebre deles. Depois de saber que aquele povo todo (público) quer escutar histórias, eles vão relembrando as experiências de seus bisavôs africanos que eram rezadores e benziam medo de menino que tinha medo de Quibungo e depois vão se abeirar nas águas claras do mar azul que banha as terras nordestinas de suas mães. Tudo isso cabe dentro de um matolão de histórias afrobrasileiras.

Contos: A onça e o Sapo (popular), Quibungo (Maria Clara Cavalcante) e Ciranda da Mãe D'água (Cristiane Velasco)

Duração: 60 min

Indicação: Livre

BRASILIDADES
    

Nesse espetáculo vamos passar por cada região brasileira descobrindo as manifestações culturais periféricas que iniciaram com os povos originários: contos, lendas, folguedos, poesias e muita brincadeira que entoam a cultura típica de cada região.

Junto com o mapa do Brasil, nossa imaginação vai nos levar a entrar na Amazônia junto aos povos originários com uma lenda indígena, brincar com o Bumba meu Boi no Nordeste, cantar o Tangolomango da onça pantaneira; explodir Poesia ritmada em Funk no Sudeste e brincar com a Bernunça no Sul. O público saírá do encontro com a plenitude de sua meninice... 

 

 

Duração: 75 minutos

Público: Livre

    Mais de 5.000 pessoas assistiram Brasilidades. 

ONDE ESTIVEMOS COM O ESPETÁCULO BRASILIDADES?

*Festival Internacional A TI TE CUENTO en Cochabamba-Bolivia Mostra Enquanto Conto Encanto - PR * Festa Literaria de Cambará-PR*  * Festa Literaria de São Bento Sapucaí * Festival Contadores de Balneário Camboriú - Feconhti * SESC CEARA * SESI FIESP Av Paulista * SESI Araras * SESI Americanas * SESI SJC * SESI Atibaia *SESI Santa Bárbara do Oeste. * SESI Prudente. * SESI Epitácio. * SESI Osasco. *SESI Santos. * SESI Mogi das Cruzes. * 14a. Viagem Literária nas cidades Potirendaba, Votuporanga, Borborema e Pederneiras * Biblioteca Pública de Pardinho. * Bibliotecas Públicas de SP  * * Biblioteca Pública em Jundiaí  * Praça de Cultura em Jundiaí * Casas de Cultura de SP  * * Escolas da Rede Pública de SP e Santo André * Centro de Educação Infantil  * CEU Parque Bristol e Ceu Formosa 

Brasiliades o Brasil de cabo a rabo
So sei que foi assim Contos de Celebração a literatur brasileira
Cia Rabo de cutia - contos celebração a literatura.jpg

   HISTÓRIA PUXA HISTÓRIA, LEITURA FAZ MEMÓRIA   
APROXIMANDO CRIANÇAS E JOVENS DA LITERATURA E DOS LIVROS. 

Esse espetáculo que visa aproximar crianças e adolescentes da literatura despertando o prazer de ler através da narração de contos. Combinando a oralidade para apresentar as histórias populares, recursos cênicos e uma trilha sonora original e ao vivo, cada história se torna um convite ao encantamento, à descoberta e a interação com o público.

 

 

Duração: 60 min

Classificação indicativa do espetáculo: Livre

Mais de 3.500 pessoas assistiram esse Projeto. Foram 10 CEU'S, 16 Bibliotecas em São Paulo e Casas de Cultura, 4 Unidades do SESI, 6 Unidades do SENAC SP,  abertura oficinal da FLIC - Festa Literaria e Cultural de Itu, na Inauguração da Biblioteca Municipal de Pardinho/SP e na 15a. Viagem Literária em Sertãozinho, Franca, Batatais e Jardinópolis/SP.

Captura de Tela 2025-03-14 às 13.10.14.png
CIA RABO DE CUTIA - CONTOS DE CELEBRACAO A LITERATURA.JPG
Cia Rabo de cutia.JPG
Captura de Tela 2025-03-14 às 13.16.02.png
Andre goncalces _cia rabo de cutia.JPG
Cia Rabo de cutia. contos de celebração a literatura brasileira.jpg
WhatsApp Image 2023-05-06 at 13.15_edited.jpg
Cia Rabo de cutia - contos celebração a literatura.jpg
Folclorices
IMG_4118.JPG

FOLCLORICES

Nesse espetáculo as crianças são convidadas a entrar nas matas, nas águas e nas cavernas conhecendo lendas dos seres folclóricos que habitam esses lugares misteriosos. Juntos iremos conhecer a gruta da Cuca, brincar com o Saci, conhecer o poderoso Curupira e nos encantar com a Iara.

 

 

Duração: 45  minutos

Público:  a partir dos 3 anos

Folclorice.jpg
IMG_1157.HEIC

Um Pé de LIVROS
para Bebês e Crianças

Uma vivência brincante para a PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA 

Neste espetáculo bebês e crianças pequenas vão vivenciar um mundo visual cheiro de cores, sons e formas de um quintal cheio de árvores que estabece uma relação poética e simbólica com o público da primeira infância.

 

Criado a partir de um texto inédito escrito pela Cia Rabo de Cutia, o espetáculo se passa em um quintal com árvores cheias de frutos-livros que são colhidos pelos bebês e que delicadamente serão alimentados pela musicalidade do brincar. Serão acalantos, brincos, cantigas de brincar em um cenário  lúdico e colorido com uso de recursos visuais e musicalidade.

Duração: 40 min
Indicação: primeira Infância (zero a 5 anos)

PHOTO-2023-10-21-15-10-38.jpg
Cia Rabo de cutia primeira infancia.JPG
O quintal e brincar - Teatro para primeira infancia

FLOR DO MANDACARU: SERTÃO EM RIMAS DE CORDEL

Fulô do Mandacaru: o Sertão e a Cidade - SÃO JOÃO por toda parte

O público vai acompanhar a Comadre e o Compadre que acabaram de chegar no Sudeste e vão trazer suas vivências e expectativas como sertanejos na cidade grande.

 

O tempo gira ao redor do imponente Mandacaru, símbolo de resistência e perseverança nordestina. Acompanhando o ciclo efêmero da flor desse cacto, que floresce por apenas uma noite, essa jornada de 24 horas nos convida a vivenciar o Sertão Nordestino em toda a sua intensidade dentro da cidade de São Paulo.

 

Esse espetáculo promete ser uma experiência arretada, unindo poesia, música e dança para celebrar a alma do sertanejo e sua experiência para ensinar aos paulistanos, o que é que o Sertão tem. Avia, minha gente, que esse espetáculo tá arretado de bom!

FOTO SERTÃO EM RIMAS 1_CREDITO MALAKI _edited.jpg
Ciranda das Mulheres sabias.jpg

Ciranda das Mãos que 
Tecem a Própria História

Inspirado na obra de Clarissa Pinkola Estés, este espetáculo

Cênico unido à Contoterapia convida o público a um refúgio

acolhedor, onde a alma pode se sentir tocada. Sob a

orientação de uma anciã sábia, o público é guiado por uma

jornada de autoconhecimento, desvendando o poder da sua

sabedoria ancestral que está no toque das mãos, da mente e

do coração que se reconecta com a sua essência mais

profunda.

Após o espetáculo, o público é convidado a outra atividade de Arteterapia Psicoexpressiva que será realizada por meio da

prática do tecer. Tecemos fios, assim como tecemos a vida. 

O fio que se rompe pode ser destecido — desfazendo

o que não mais serve — para reconstruir novos padrões, novos caminhos, e novos toques de vida que revelam a riqueza do seu percurso.

 

 

Duração total: 03 horas de atividade artística e psicoexpressiva.

Público: Adultos - Empresas / Ongs / Escolas/ Grupos Sociais etc

Ciranda das Mulheres sabias
IMG_7045.HEIC
adeus.jpg
Nas aguas de SP Caipira
Nas aguas de SP caipira.jpeg

            Nas águas de
   
    São Paulo Caipira:                 história da música Raiz

Um espetáculo que te convida a acompanhar o nascimento da Música Caipira navegando pelo Rio Tietê que cruza com cidades daqueles e daquelas que iniciaram a valorização da Cultura Caipira e da Música Raiz. Vamos conhecer um pouco sobre Cornélio Pires, Nhô Pai, Tonico e Tinoco, Raul Torres, Inezita Barroso, Anacleto Rosas Jr, Teddy Vieira, Rolando Boldrin e tantos outros. Venha se banhar nesse Rio de HIstórias e Músicas Caipiras.

 

Em Jan/24 foi apresentado em 08 bibliotecas de SP e em 13/05 às 15h na Casa de Cultura Chico Science.

Duração: 60 minutos

Público: Adultos

bottom of page